segunda-feira, 23 de abril de 2012

Momento

Bom dia, meninas.

Hoje o posto é especial. Vim falar sobre um momento que me aconteceu sábado e me tocou muito.
Não posso dizer necessariamente que foi um momento triste, mas um momento carregado de emoções: saudade, alívio... Um mix tão grande de emoções em um momento que passou tão rápido.
Algo que poderia parecer tão banal, mas que causou algo tão forte em mim que fiz questão de vir compartilhar com vocês.
Especialmente se você já perdeu alguém que você ama na sua vida.

Só fazendo um parêntese inicial, perdi minha avó materna, com quem era muito ligada e que tinha laços afetivos muito profundos há 7 anos atrás.
Acredito que tenha sido um dos momentos mais difíceis da minha vida e um ausência que nunca tenha sido preenchida. 7 anos se passaram, mas praticamente todos os dias me lembro dela, alguns com alegria, por me lembrar de algo bom que vivemos, outros com saudade por ver que ela não está mais presente na minha vida, me aconselhando, acompanhando meu amadurecimento, as mudanças que têm acontecido comigo...

Sofro comigo mesma, não gosto mto de ficar fazendo "drama" por causa disso e na maioria das vezes prefiro guardar o que sinto só comigo.

Isso acabou criando uma "carapaça" em mim, uma certa resistência que me fez forte diante das inúmeras perdas que tive ao longo dos anos. Eu achava que era uma força verdadeira que eu havia criado, sábado percebi que era só uma fachada de forte que eu queria que as pessoas vissem em mim.

No início de 2010 perdi meu primo e cunhado, irmão mais velho do Di em um terrível acidente de carro. O baque foi gigante, mas ainda assim me mantive em pé, ainda mais para tentar dar o apoio que o Di e a família precisava para superar.
De lá pra cá perdi conhecidos, mais um primo, dois tios, meu avô materno e minha avó paterna. Um baque atrás do outro, e estava cada mais difícil continuar a ser forte.

Daí que sábado pela manhã fui a um velório, eu nem conhecia, era o pai de uma cliente do Di, um senhor bem velhinho. Logo na entrada do local, em outra sala, havia um menininho sendo velado, tão pequeno, devia ter no máximo uns 10 anos, em um caixão branquinho e os parentes desolados... ali meu coração já começou a doer.
Nunca é fácil aceitar a morte, mas quando Deus leva uma criança assim tão cedo, acho que é pior ainda.
Eu não queria entrar, queria voltar pro carro, sabia que algo não iria dar certo.
O Di insistiu e nós fomos até a outra sala, onde o senhor estava sendo velado.

Assim que eu o vi, no caixão, um detalhe me chamou atenção, as mãos dele, sobre o peito, era exatamente iguais as da minha avó quando ela morreu. Os dedinhos curtos e grossos, os detalhes da pele já manchada pela idade... eu cheguei a ficar sem ar. Parecia que estava revivendo aquele momento horrível de me despedir da minha avózinha mais uma vez.
Rapidamente eu sai da sala e fui para uma área aberta e chorei como a muito tempo não fazia. O Di ficou preocupado, afinal nunca me vira chorando assim nesses momentos, logo eu que parecia "tão forte diante das perdas" afinal não era tão forte assim coisa nenhuma. Parece que tudo que eu havia segurado por tantos anos, finalmente vinha a tona.
Chorei, chorei muito, lembrando de tds essas pessoas que se foram.

Daí avistei uma espécie de Capelinha nos fundos do lugar, entrei lá e me sentei. Orei muito pela alma de todos, mas orei também por todos que sofriam com suas ausências aqui na Terra, para que fossem fortes sim, mas que tivessem sensibilidade para se lembrarem para sempre e sabedoria para compreenderem que Deus sabe exatamente o que faz e só nos resta aceitar e aguardar o dia que nos reencontraremos de novo.

Orei pela alma da minha avózinha, que nunca conheceu o Di, que não viu a minha formatura, que não foi ao meu casamento, que nunca visitou a minha casa e que nunca conheceria os bisnetos, mas que ainda assim enquanto eu vivesse estaria do meu lado. Pedi que fosse uma lembrança boa e que não me trouxesse dor me lembrar dela e pedi que olhasse por mim, de onde estivesse.

O que aconteceu depois, vcs podem acreditar que é verdade, embora seja absurdo (pelo menos eu tenho o Di como testemunha) um beija-flor entrou na Capelinha e voou até um dos vasinhos de flores no altar. Ficou lá por vários segundos, chegou a pousar na flor e esperar.

Parecia querer me mandar uma mensagem.


E eu acho que entendi.

Uma semana iluminada a todas.

12 comentários:

  1. Que lindo!

    Geralmente as pessoas que são mais fortes uma hora solta, e vem com tudo!!!
    Que bom que você colocou isso para fora!

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Oi amiga! A dor da perda é horrível. Mas sua vózinha sempre estará perto de você. Tenha certeza disso!
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Oi querida não e facil perder alguem, mas Deus no ajude bj boa semana.

    ResponderExcluir
  4. Lalah... nao temos muitooq falar para te confortar, pois realmente a dor é absurdamente grande, mas entenda que realmente ouve uma msg e q nesse momento ela estava ali a te escutar!

    Um bju grande.

    ResponderExcluir
  5. Oi Lalah,
    Entendo perfeitamente o que se passou com você.
    Hoje faz 1 semana que perdi meu avô paterno e ficou uma sensação estranha de não ter feito nada, nem ao menos ter ficado ao lado do meu avô e só percebi agora....

    São coisas que acontecem na vida para o nosso amadurecimento.

    Fico feliz que você tenha entendido a presença do Beija Flor! Guarde esse momento no seu íntimo, veja que Deus olha por ti e está ao seu lado! Muitos não entenderão, mas o mais importante é que você tenha entendido.

    Beijos e ótima semana

    ResponderExcluir
  6. Oi Lalah, realmente a perda de uma pessoa querida muitas vezes nos colocam em uma posição de criar uma sub proteção, eu depois que perdi minha tia (segunda mãe) criei uma muralha e muitas vezes parece que não sinto, os outros acreditam que sou forte, mas são momentos singelos que me trazem a tona, foi muito bom para vc ter colocado para fora todas as dores guardadas, todas as saudades e em especial Deus colocou esta mensagem, todos que se foram de alguma forma cuidam de vc, lembre das pessoas queridas como este beija-flor cuidou de vc, lhe trouxe paz, deixou o seu recado e seguiu o seu rumo, vc não o verá todos os dias, mas sabe que em algum lugar ele vive, assim é com as pessoas que amamos, um dia li uma frase e hj eu acredito e muito nela "a morte é a curva da estrada... morrer é apenas não ser visto", quem amamos nunca nos abandona.

    Tenha uma ótima semana, e obrigada por dividir este seu momento conosco, sempre é bom lembrar que não somos tão fortes como queremos ser.
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Lah não há o que falar pq eu tb sou mtooo apegada aos meus avos e não me imagino sem eles, embora eu saiba que é uma realidade que um dia terei de enfrentar.

    Eu tenho uma certa crença espírita e tenho certeza q vc entendeu a mensagem q sua vó te mandou...
    Saudade amiga é algo que não passa nunca né ??!Mas com certeza onde ela está, ela está iluminando seus passos, sempre q bater saudade, ore por ela e verá como sentirá paz!!

    Beijos =)

    ResponderExcluir
  8. Amiga te entendo do fundo da alma, ainda chora ao lembrar do meu avô materno, mais de saudade não dor... pedi muito também que me lembrasse sempre das coisas boas...
    Tenha certeza que o beija flor foi um recadinho dos que se foram e que olham por vocês de onde estão!!!
    Beijokas

    ResponderExcluir
  9. Que depoimento profundo! Fiquei muito sensibilizada. Para todos nós, é muito difícil lidar com a morte. O que podemos fazer é rezar e acreditar que estamos sendo cuidados por aquele ente querido e que ele cumpriu sua missão aqui entre nós. O choro deve ter aliviado muito o aperto que você estava sentindo. Obrigada por compartilhar momentos tão íntimos e intensos como este.
    Beijos!
    Karla

    ResponderExcluir
  10. sem palavras...mas o beija flor é uma resposta para te consolar.
    Bjus!

    ResponderExcluir
  11. Oh Lalah...

    Coisa mais linda esse seu post!

    Você sabe que sou uma água com açúcar e que também venho sofrendo baques desagradáveis...

    Não vem ao caso aqui neste espaço (vc sabe quem é), mas também vejo coisas em minhas "andanças" que me lembram pessoas muito queridas e próximas a mim e que hoje simplesmente se perderam em seus próprios problemas e dramas pessoais. Dá uma saudade, uma vontade de voltar o tempo...

    Mas o tempo não volta e temos que saber conviver com ele, infelizmente.

    O que te desejo é muita luz e paz, mana!

    Seja humana e não tenha vergonha disso. Não se esconda, nem esconda seus sentimentos jamais. Isso faz mal e apenas adia a dor de ter que enfrentá-los novamente.

    Sempre te senti muito fechada, por isso nunca te falei isso, já que não vi uma deixa para tal.

    Mas quero muito que você entenda o recado do beija-flor e se entregue aos seus sentimentos, bons ou ruins. Viva-os, encare-os.

    Faz parte.

    Afinal, há alguém lá em cima, com sua falange que olha por todos nós, que nos deu um presente único que é a vida e que quer nos ver em paz com nossos sentimentos.

    Fique com Deus, maninha e qualquer coisa, você sabe onde me achar!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Olá... chorei lendo seu post... tbm tenho perdido muitas pessoas próximas... tinha que retirar nomes de pessoas da lista de convidados do casamento, pois morreram antes de chegar o meu grande dia... Mas a vida é assim... as pessoas se vão..e temos que aprender a viver sem elas... vc teve seu momento de botar td pra fora... e acredito q o seu post fez eu botar td o que me mantinha de fachada forte... obrigada...
    Bjus

    ResponderExcluir

Deixem um comentário e façam uma blogueira feliz! :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...